Aparte esta notícia que recortei do JN de hoje, 28 set 2011, há outra que se encontra na edição online em que Luís Filipe Meneses assegura ter recebido do governo garantias de uma futura ligação a Vigo sobre composições de "alta velocidade moderada" e aborda ainda a efectividade da ligação do Porto de Leixões por comboio rápido a Aveiro e consequente saída para Espanha via Salamanca. Vou olhar apenas para o assunto primeiro, a ligação Porto - Vigo...
Confesso que me parece ainda algo difícil ver o porto de Leixões rivalizar com o porto de Vigo no que a preços, mobilidade e capacidade diz respeito, mas a verdade é que, apesar das fracas condições da via férrea (via única não eletrificada entre Nine e Valença) se continuam diariamente a ver locomotivas puxarem dezenas de vagões de mercadorias em direção a norte (será a indústria Portuguesa a ir carregar ao porto de Vigo?). Mas vá lá, estou eu aqui a falar de cor e haverá alguém a quem os dados asseguram ser essa uma solução.
Há porem um aspeto que me parece fundamental e está a passar ao lado da discussão pública... O Aeroporto...
O Aeroporto Francisco Sá Carneiro tem visto a afluência de passageiros crescer a cada ano de forma quase exponencial (mais de 5 milhões de passageiros em 2010), fenómeno que em muito se deve ao recente estabelecimento de base pela Ryanair e consequente aumento do número de destinos para toda a Europa (enfatizando capitais da Europa central que representam apetecidos destinos para o turismo cultural). Ora, quem visite regularmente o Aeroporto Francisco Sá Carneiro não poderá deixar de notar a particularidade de, por entre a enorme mescla de idiomas na multidão, haver um que se começa a fazer notar acima de todos os outros: O Galego, essa derivação do castelhano corrompido por influências Luso-celtas, assume já protagonismo relevante nos ecos das metálicas e translúcidas naves do Aeroporto de Pedras Rubras porque este consegue ser muito mais atractivo economicamente para os Galegos do que o aeroporto de Vigo (não querendo meter o da Corunha ao barulho). Este é, portanto, um ponto forte de sucesso competitivo sobre os nossos vizinhos Galegos que deveria ser bem mais aproveitado.
Vejamos: Um Espanhol Galego que se dê ao trabalho de vir apanhar o avião ao Porto é, pela certa, um Espanhol Galego que se preocupa com a economia na sua carteira e, com certeza, preferiria concluir ou iniciar a sua viagem (dependendo do sentido) comum complemento também ele económico em detrimento da deslocação de carro. Esse complemento seria uma cómoda ligação ferroviária entre o Aeroporto Francisco Sá Carneiro e a Cidade de Vigo.
No piso de chegadas do Aeroporto de Pedras Rubras pode ver-se publicidade à cómoda deslocação de metro desde ali até ao centro da cidade do Porto. Curiosamente, não há qualquer referência à possibilidade de o fazer sobre carris até Vigo!
...do JN de hoje:
...do JN de ontem:
Linha Porto-Vigo terá comboios de velocidade rápida moderada
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