quinta-feira, 17 de maio de 2018

a política do ganho próprio

Sérgio Sousa Pinto está no mesmo patamar que Francisco Assis, com a diferença de ainda ter entranhadas ilusões politico-partidárias e dar-se ao trabalho de arredondar os cantos ao discurso.

Nesta entrevista, que deu à rádio Renascença e ao Publico, é ouvi-lo defender que "Portugal tem que aprovar a legislação sobre o que é a atividade do lobismo"

Regular o exercício de lóbi corporativo é nada menos que legalizar a corrupção... digo eu...

Existem ações de lóbi que o entendimento popular não condena, como aquele que é feito por associações sociais, regionais e, por via do alargar do crivo, empresariais.

Competirá obviamente ao agente político agir em conformidade com o bom senso e não retirar benefício pessoal (ou para qualquer familiar e amigo) das decisões por si tomadas no exercício da função governativa.

Mas Sérgio Sousa Pinto vai mais longe. Segundo ele, "se recebermos um telefonema de alguém temos que o escrever num registo, alguém pede para falar com um deputado e temos que ir ao registo e pôr lá: "Empresa de fulano tal, associação tal, deseja ser recebida"...

...e acrescenta:

"É um atestado de desconfiança e torna a vida dos deputados num inferno impraticável. O mais fácil é uma pessoa não se mexer, não decidir, não fazer nada. Tudo é perigoso, tudo é um risco, depois não tenho nada a ganhar, se vou falar com os doentes cardíacos, ou com os pernetas da Beira Baixa e não ponho no registo de interesses tenho aqui mais um drama, uma tragédia, aparece-me logo um título imenso".

Ora, resistindo à tentação de fazer um comentário irónico à expressão "não tenho nada a ganhar", era importante referir que esta predisposição não é mais do que uma assunção de que os funcionários que o seu grupo parlamentar contrata ao abrigo dos direitos de índole financeira e administrativa que a AR confere (subvenções inscritas no orçamento da Assembleia da República, recrutamento de pessoal de confiança política e à atribuição de locais de trabalho) não são mais do que os famosos "jobs for the boys".

Este tipo de predisposição e assunção públicas têm a sua finalidade. Tudo serve para que a mensagem passe, e passa...

Era importante haver instrumento de contraponto nos órgãos de comunicação, coisa que não há e parece estar longe de haver, mas, acima de tudo, era ainda de maior importância o reforço do sentido de classe em cada uma das faixas sociais da sociedade portuguesa.

Não há argumentação que valide esta continua opção pela escolha de governantes em prejuízo próprio!


Sem comentários:

Enviar um comentário